O Brasil de volta na F1!

Gabriel Bortoleto, jovem piloto brasileiro de 20 anos, foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (6) como integrante da equipe Sauber para a temporada de 2025 da Fórmula 1. Com essa confirmação, ele se torna o primeiro brasileiro a ocupar uma posição de titular na categoria desde Felipe Massa, que se despediu da F1 em 2017. Bortoleto, que atualmente liderava a classificação da Fórmula 2, e vai disputar a Fórmula 1 no ano que vem ao lado do alemão Nico Hülkenberg.

O piloto iniciou sua trajetória no kart aos seis anos e, em 2017, decidiu mudar para a Itália para aprimorar suas habilidades e competir em um nível mais alto. Bortoleto participou de diversas competições europeias e conquistou o título da Fórmula 3 Europeia em 2021. Em 2023, ele fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer a Fórmula 3, solidificando ainda mais sua influência como um dos principais nomes da nova geração de pilotos . Gabriel, aliás, será piloto de uma equipe de fábrica em 2026, quando a Sauber se transformar na Audi. O piloto assina com o tempo após uma longa negociação entre a escuderia e o pessoal do piloto da Academia da McLaren, da qual o brasileiro é júnior desde o final de 2023, na esteira de seu título na F3.

Bortoleto e o grupo inglês agora se ‘ divorciarão’. A liberação por parte de Woking se deu pela garantia de titularidade que a Sauber / Audi deu para os competidores do Brasil: era a condição que a McLaren impunha para abrir mão dos serviços de seu aluno. Conheci-se de Gabriel como reserva da Sauber em 2025, mas isso não interessava às outras partes. No fim, em meio à concorrência com o finlandês Valtteri Bottas, atual dono da vaga na escuderia suíça de Hinwil, a cúpula da futura Audi optou por Bortoleto em um contrato plurianual, abrindo mão dos serviços do veterano. Este, por sua vez, explora suas opções futuras, podendo ser reservadas da Mercedes. O anúncio oficial de Bortoleto como piloto titular da Sauber / Audi já a partir de 2025 é iminente, com trâmites burocráticos da liberação do brasileiro pela McLaren em andamento — além disso, a cúpula da futura casa de Gabriel no automobilismo está definindo como confirmada- eis que deve vir na próxima semana.